QUEM SOMOS

A UTI Neonatal Nicola Albano é pioneira na excelência do serviço de neonatologia com unidades nas cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, oferecendo assistência neonatal ao Norte Fluminense.

A UTI Neonatal Nicola Albano prima por uma assistência de alta qualidade com profissionais treinados e capacitados, além de constantes investimentos em tecnologia.

Conheça a história cronológica da UTI Neonatal Nicola Albano que, desde 1994, cuida de bebês neonatos com compromisso médico e humano.

NOSSA MISSÃO

Oferecer excelência em terapia intensiva Neonatal e Pediátrica.

NOSSA VISÃO

Ser referência em terapia intensiva neonatal e pediátrica na sobrevivência e promoção de saúde, usando conhecimento, inovação e alta tecnologia, fazendo a diferença na vida das crianças, famílias e sociedade, no Estado do Rio de Janeiro.

NOSSOS VALORES

  • Paciente-cliente 
  • Desempenho Superior 
  • Comprometimento 
  • Excelência 
  • Empreendedorismo
  • Inovação e Tecnologia
  • Integridade  
  • Respeito  
  • Privacidade e Segurança 
  • Sensibilidade 
  • Trabalho em Equipe 

1992
Drª Laura Dias retorna à sua terra natal, no Norte Fluminense com o sonho e o propósito de criar um serviço neonatal de excelência. Médica pediatra e neonatologista, formou-se profissionalmente no Rio de Janeiro, onde manteve estreito contato com os melhores neonatologistas e conheceu vários centros de atendimento neonatal.
1992
1994
Nasce a UTI Neonatal Nicola Albano. Localizada na Maternidade Lilia Neves, no Jardim São Benedito, em Campos dos Goytacazes. Moderna e amplamente equipada para os parâmetros da região, iniciaram suas atividades com oferta de 10 leitos, despontando como uma opção de qualidade comparável à dos grandes centros do país.
1994
Escolha do Nome
O professor Nicola Albano, nascido em 1935, no Rio de Janeiro, é referência como um dos maiores nomes da Neonatologia brasileira das últimas décadas. Professor da UERJ e da UFRJ criou, com sua encantadora qualidade de ensinar e concluir, uma verdadeira escola de neonatologia. Juntamente com o Professor Luís Eduardo, criou também a sua própria clínica, o Centro de Prematuros do Rio de Janeiro (CEPERJ). Exerceu diversos cargos, inclusive o de Presidente, na Sociedade Brasileira de Pediatria. Nicola Albano é um nome que faz parte da história da neonatologia moderna brasileira.
Escolha do Nome
2001
A UTI Nicola Albano expande suas atividades para 20 leitos, sendo 6 disponibilizados para a Secretaria Estadual de Saúde, absorvendo para seus cuidados o excedente da população de recém-nascidos graves incapazes de serem atendidos pelo SUS. Passa assim a oferecer a uma grande parcela da população um atendimento de qualidade ímpar e a custo zero para o usuário.
2001
2002
A UTI Neonatal Nicola Albano amplia suas atividades, criando a Unidade de Macaé, dispondo de 16 leitos neonatais e pediátricos, aumentando para a região central do Estado seu campo de ação sem abrir mão da qualidade de atendimento e alto desempenho de resultados, comparável aos dos melhores centros do país.
2002
2010
A UTI Nicola Albano tinge a soma 40 leitos disponíveis para o atendimento neonatal e pediátrico, tornando-se a maior e mais bem preparada da região.
2010
2013
É criado o Serviço de Residência Médica em Neonatologia, credenciado pelo MEC, cuja primeira turma iniciou em 2014 sua formação. Uma lacuna na formação profissional da região fica assim preenchida através de um serviço altamente competente e capaz de formar novos profissionais capacitados e comprometidos para a região.
2013
2014
É criado o CEPAP, Centro Especializado de Atendimento Pediátrico, com a finalidade de acompanhar os bebês de alto risco após a alta. A proposta de atendimento transdisciplinar (pediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e assistência social) visa ajudar essas crianças a alcançar melhores desempenhos nas áreas sociais, escolares, esportivas e lúdicas, de importância essencial para toda a vida.
2014
2015
A UTI Neonatal Nicola Albano celebra seus 20 anos e milhares de vidas recuperadas. Um caminho em constante desenvolvimento e evolução repleto de empenho e de carinho diários.
2015
Fechar Menu